MOTELx 2010

Para mim foi por completo uma nova experiência. Nunca tinha vindo a este festival na minha vida e nunca tinha visto no cinema um filme de zombies (Survival of the Dead) ou outros filmes alternativos, uns chocantes (Red White & Blue e uma curta da qual nunca mais me esquecerei...) outros hilariantes (Mutant Girls Squad).
Em relação a Survival of the Dead, talvez por não ter quaisquer expectativas gostei do filme, da forma satírica como seguiu o modelo western com todos os seus clichés e também como abordou as três personagens principais (Crocket, Muldoon e O'Flynn) a fazer lembrar o mítico The Good, The Bad and The Ugly. Apesar dos clichés há várias cenas e diálogos surpreendentes e bastante cómicos. Para mim dois dos melhores momentos foram um zombie a ser morto com a espuma de um extintor e uma personagem depois de levar um tiro dizer de forma muito convincente "Estou são como um pêro!"
Não vou falar muito de Red White & Blue. Apenas referir que é uma interessante análise ao ser humano e à forma como nos julgamos uns aos outros em sociedade. A maior parte do filme tem um ritmo lento mas com paciência e algum estômago para certas cenas, acho que vale a pena vê-lo.
Finalmente, o meu filme preferido do festival:

Mutant Girls Squad
Depois de tantas vezes me terem falado de filmes cómicos de "gore", a maior parte deles sem qualquer mensagem, conteúdo ou profundidade, tinha curiosidade em ver o que eu achava de tal tipo de filme. Decidi então ver este e o resultado foi um dos filmes mais hilariantes que já vi na minha vida. Não sei se foi do meu estado de espírito ou do cansaço mental que tinha tido nesse dia, este filme foi o melhor que eu podia ter escolhido. Sem qualquer pretensões de grande filme, este acabou provavelmente por ser aquele em que eu saí do cinema com a maior dor de barriga. Ri-me mais que os amigos com quem fui porque eles, ao contrário de mim, já tinham visto filmes do género. Foi surpreendente, aleatório, imprevisível, muitas vezes indescritível mas acima de tudo hilariante do primeiro ao último minuto. Nunca mais vou olhar da mesma forma, por exemplo, para uma baguete ou uma moto-serra...
Fico com a certeza de que, visto de vez em quando, este tipo de filmes pode ser aquilo que muita gente precisa: duas horas de riso espontâneo sem qualquer esforço mental. Pelo menos para mim este foi o primeiro mas de certeza que não foi o último...

Sem comentários:

Enviar um comentário