Crimes and Misdemeanors

Um tesouro de Woody Allen e até hoje o meu filme preferido deste brilhante realizador. Este filme conta a história das vidas de um oftalmologista que vê a sua riqueza, estatuto e casamento ameaçados pela sua amante e de um cineasta, num casamento a morrer lentamente, que se apaixona por outra mulher. Uma profunda discussão sobre a ausência de moralidade na nossa sociedade, feita de forma subtil e sempre com momentos de comédia ao estilo inconfundível de Woody Allen (a começar na forma incrível como acaba o encontro romântico da irmã de Cliff). Relativamente à simbologia, para mim os mais óbvios e perfeitos exemplos são o facto da personagem mais religiosa do filme ficar cega e a forma como as carreiras de Lester e Cliff podem ser vistas como duas faces da mesma moeda (entenda-se carreira), duas abordagens ao trabalho e à vida completamente distintas. O outro tema fundamental debatido nesta obra é a forma como julgamos as pessoas à nossa volta com preconceitos e aí, apesar do tema ser frequentemente discutido em muitos filmes, penso que Woddy Allen foi brilhante na forma como nos levou a cometer esse mesmo erro de julgamento com muitas das personagens. Quantos espectadores, depois de considerarem Cliff um bom mentor para a sua sobrinha, não terão ficado surpreendidos quando este lhe confessou claramente a ideia do possível adultério? Quantas pessoas, após classificarem Lester de arrogante, superficial, confiante e egoísta, não terão ficado chocadas, quer com a sua nova relação, quer com a sua admissão de tensão e insegurança em relação a Cliff? É realmente surpreendente a forma como num filme de menos de duas horas conseguimos achar que conhecemos uma personagem e em tão pouco tempo a nossa visão dela é abalada. Tudo isto nos é transmitido por um excelente elenco, sustentado claro por um argumento perfeito de Woody Allen. A nível de interpretações enalteço o papel convincente de Alan Alda e especialmente o formidável desempenho de Martin Landau, que me volta a surpreender depois do seu "Drácula" em Ed Wood. Li no IMDB que Woody Allen decidiu fazer este filme depois de ter sido "demasiado simpático" com as personagens de um dos seus filmes anteriores, Ana e as Suas Irmãs, que também já referenciei neste blogue. Talvez seja por essa abordagem mais realista e sombria que gosto mais deste Crimes and Misdemeanors, que, no entanto, mantém os traços do seu carismático realizador. Recomendo muito e aviso quem vir o filme para não estranhar se se identificar com alguma personagem ou situação...

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